Pé Plano (Pé Chato) e Pé Cavo
O pé plano (pé chato) e o pé cavo, são deformidades que podem ser encontradas em crianças ou adultos. A simples existência de tais deformidade, por si só, não necessariamente necessitam de tratamento específico ou utilização de calçados especiais, ou seja, o tratamento do pé plano ou cavo é indicado apenas quando existem sintomas como dor ou dificuldade para caminhar.
Em crianças a visualização do pé plano, principalmente pelos pais, é muito comum. Dependendo da idade, é uma alteração não patológica, ou seja, é própria do desenvolvimento. A presença de dor ou dificuldade para andar, no entanto, pode ser indicativa de uma patologia. Nesta faixa etária, pode existir uma alteração conhecida como barra óssea, que é a presença de uma união anômala entre dois ossos do pé.
Em adultos, a presença do pé plano ou pé cavo, principalmente adquirido (não congênito), geralmente decorre da insuficiência de tendões do tornozelo, traumas prévios ou alterações neurológicas.
Em casos mais leves, a realização de fisioterapia e adequação de calçados ou usos de órteses (palmilhas) podem reduzir significativamente os sintomas. Para os casos em que há falha de tal tratamento, cirurgias são necessárias para a melhora do quadro clínico.