Cirurgia Percutânea do Pé

A cirurgia ortopédica moderna tem evoluído para as técnicas minimamente invasivas ou percutâneas (MIS) buscando menor agressão aos tecidos e encurtando o processo de recuperação pós-operatório.

A Cirurgia Percutânea do Pé ou minimamente invasiva, como ficou conhecida, é uma técnica cirúrgica realizada por mini incisões por onde efetuamos os mesmos procedimentos cirúrgicos empregados na cirurgia clássica com o objetivo de permitir correções através de tenotomias, osteotomias, exostectomias e capsulotomias. Utilizamos, para isso, instrumental específico como: mini-lâminas, raspas e fresas ósseas movidas por um motor elétrico.

Essa técnica vem sendo desenvolvida há 65 anos, mas teve destaque apenas a partir de 1985, nos EUA, com Stephen Isham http://www.cdafootankle.com/ , e na década de 1990 na Europa, com Mariano Prado http://www.ripollydeprado.com/dr-de-prado-videos/ e Paul Golano na Espanha, e nos anos 2000 em Portugal com Paulo Carvalho e na França, com a fundação do grupo GRECMIP (Groupe de Recherche et d’Etude en Chirurgie Mini-Invasive du Pied) http://grecmip.org/ .

Operando com Dr Paulo Carvalho em Lisboa

Palestra sobre cirurgia percutânea do pé

As vantagens do método percutâneo são: pós-operatório pouco doloroso, possibilidade de cirurgia bilateral, carga (andar) imediata, geralmente sem uso de implantes metálicos (placa-parafuso), pode ser feita com anestesia ao nível do tornozelo (bloqueio regional), possibilidade de alta no mesmo dia, menos problemas de cicatrização (diabéticos, idosos, varizes).

A técnica está indicada no tratamento de: joanetes (hallux valgus), hallux rígido, dedos em garra ou martelo, metatarsalgia (dor plantar aos metatarsos), joanete de sastre ou alfaiate (quinto dedo), clinodactilia (dedos com deformidades), fasceite plantar (esporão de calcâneo), doença de haglund (calcanhar), Exostoses (saliências ósseas), osteotomias (cortes ósseos), pé diabético, revisão de cirurgia aberta, más formações congênitas ou complicações que dificultem o acesso convencional. Trata-se de um método novo e diferente de realizar procedimentos convencionais, com menos agressão de partes moles, menos sangramento menos exposição óssea, menos dor pós-operatória e menos tempo cirúrgico.

Como toda cirurgia existem riscos e complicações, especialmente porque as abordagens são feitas de forma percutânea, sem visualização direta, é necessário que o cirurgião tenha indicação precisa, instrumental adequado, muito treinamento e experiência e tenha adquirido conhecimento técnico suficiente para realizá-las e conhecimento anatômico das estruturas envolvidas para evitar lesões.

Conheça as principais doenças que pode ser tratadas com cirurgia percutânea do pé

Hallux Valgus ou Joanetes

Hallux Rígidus

Metatarsalgia