Fibromatose plantar

A doença de Ledderhose  ou fibromatose plantar é uma tumoração benigna no arco do pé. Ela se desenvolve na fáscia plantar, que é um tecido fibroso e grosso na parte inferior dos pés. Este tecido cobre a área do seu calcanhar até os dedos dos pés e estabiliza o arco do pé

Fibromatose é uma doença de etiologia desconhecida caracterizada por proliferação exagerada de tecido conjuntivo e produção de grandes quantidades de fibras colágenas espessas que formam massas irregulares ou nódulos. A presença da fibromatose plantar  deverá alertar para a possível coexistência de outras fibromatose superficiais, especialmente as doenças de Dupuytren (mão) e de Peyronie (pênis).

Os pacientes com Doença de Ledderhose apresentam uma variedade de apresentações, desde a não percepção de dor até nódulos dolorosos que prejudicam a locomoção adequada ou comprimem estruturas vizinhas. Pacientes podem notar dificuldade em ficar em pé, andar ou usar sapatos quando os nódulos se tornam grandes.

A doença é mais comum no sexo masculino e surge habitualmente na meia idade num só pé, ocorrendo bilateralmente em 25-50% dos casos. A fibromatose plantar superficial pode crescer gradualmente e, na maioria dos casos, a progressão é limitada.

O mecanismo exato da patogênese ainda não está estabelecido, podendo estar associado a vários fatores genéticos e ambientais como o trauma de repetição, a doença hepática alcoólica, a Diabetes Mellitus, a utilização de anticonvulsivantes e doença familiar

Os tratamentos iniciais incluem opções conservadoras, como modificações de calçado,  uso de palmilhas específicas, a infiltração local com corticoides, o uso de medicações orais, fisioterapia e a redução de peso  Nas fases mais avançadas, em que os nódulos são muito dolorosos e interferem com a marcha, o tratamento de eleição é o cirúrgico o qual consiste na realização de fasciectomia com excisão dos nódulos.