Deformidades dos Dedos

Dedos em garra

A deformidade “Dedos em garra” acontece quando os dedos dos pés são dobrados para baixo, formando um aspecto de garra. Essa condição pode afetar apenas um dedo ou todos eles.

Podem ser ocasionados por sapatos apertados, sequelas de traumas , fraturas , artrite reumatóide , artrose ou ainda por doenças neurológicas como o derrame, paralisia cerebral e Charcot-Marie-Tooth. Também podem ser causadores o diabetes ou distúrbios genéticos. Entre os principais sintomas dos dedos em garra e estão:

– Dor nos dedos
– Inchaço nos dedos e no pé;
– Vermelhidão na região;
– Retração e rigidez dos dedos (o movimento fica difícil e doloroso);
– Formação de calosidade eventualmente feridas nos locais onde há atrito com os calçados;
– Perda de mobilidade e força no pé e dedos.

É importante buscar ajuda quando você perceber que seus dedos estão ficando em garra. Mesmo quando eles ainda são flexíveis é importante investigar as causas para prevenir que as articulações se enrijeçam com o tempo.

O diagnóstico das causas dos dedos em garra é feito basicamente com exame clínico. O médico avaliará as condições das articulações desses dedos e poderá pedir outros exames para entender melhor o quadro.

Os principais tratamentos e exercícios utilizados que ajudam na reabilitação dos ossos acometidos são:

a) fisioterapia para melhorar a mobilidade, a força e o controle dos dedos e do pé;
b) exercícios específicos como alongamento manual dos dedos;
c) estabilização da articulação com profissionais habilitados;
d) massagem na sola dos pés e nos dedos (ajuda a melhorar a mobilidade e a diminuir a dor);
e) medicamentos.

Em casos onde, após longo período de tratamento, o paciente não apresenta melhoras em sua situação clínica, e em garras já rigidas deve ser avaliada cirurgia nos dedos , que consiste em realinhar os dedos do pé equilibrando as forças deformantes
Existem diversas técnicas possíveis de correção abordando partes moles ( tendoes , ligamentos ) e óssea
Podendo ser por via aberta ou percutanea