Dr. Fernando Delmonte

Braquimetatarsia

Os metatarsos são ossos longos e formam o prolongamento anterior do pé, articulam-se isoladamente com cada um dos cinco dedos na sua porção mais distal (ponta do pé) e com quatro ossos do tarso. Braquimetatarsia quer dizer “metatarso curto” (do grego Brachys = curto). É uma rara alteração congênita, frequentemente bilateral (72%).

Normalmente, a Braquimetatarsia é congênita, ou seja, desde o nascimento, porém, torna-se aparente somente ao redor dos 4 anos de vida. Acredita-se que a deformidade seja causada por um fechamento prematuro na placa epifisária de crescimento ósseo no metatarso (região do osso responsável pelo crescimento).

A fórmula metatarsal é a linha de relação entre as cabeças dos metatarsos e sua protrusão anterior. A braquimetatarsia altera essa fórmula metatarsal e, consequentemente, a distribuição da carga de apoio na região frontal do pé.

Dor, alteração da marcha e pisada e calosidades plantares podem estar presentes pela má distribuição da pressão na frente do pé. Também pode ocorrer a elevação do dedo relacionado ao metatarso encurtado, causando desconforto pelo contato dorsal com o calçado.

Dificuldade em usar calçados, dor e desvio dos outros dedos. É comum outros dedos se desviarem para preencher o espaço do dedo mais curto. Os dedos laterais tendem a ser desviar para dentro e os dedos mediais, tendem a se desviar para fora (por ex.: o dedão tende a ser desviar, ocasionando o joanete associado).

O tratamento cirúrgico da Braquimetatarsia é realizado através do alongamento ósseo do metatarso, que pode ser feito através da utilização de enxerto ósseo ou alongamento fraccionado com fixador externo. É importante avaliar as outras deformidades citadas. É aconselhável que se corrija todos os dedos, que estejam desalinhados, para que se equilibre todo o antepé.

Enxerto Ósseo 

Alongamento fraccionado com fixador externo