Patologias

Por passarem a maior parte da nossa vida escondidos, os pés são frequentemente esquecidos no que toca à sua beleza e saúde. Os pés são a base e o suporte de toda a estrutura do corpo humano, desde que nos erguemos pela primeira vez bem cedo na infância e durante toda a nossa vida, percorrendo durante esta cerca de 120.000 Km. Daí a importância para o equilíbrio e capacidade locomotora, do diagnóstico e tratamento de qualquer problema que afete a saúde dos nossos pés.

As deformidades e doenças dos pés causam desconforto e dor, afetando milhares de pessoas. Constituem também um importante problema estético, que não deve ser menosprezado. Determinadas ocasiões sociais, principalmente relacionadas com o desporto ou lazer, ou até da intimidade, implicam a exposição dos pés e a existência destas doenças ou deformidades podem comprometer o comportamento e a total realização da pessoa.

Os principais fatores que condicionam o aparecimento destas deformidades são a hereditariedade, o uso de sapatos inadequados. Existem ainda outras causas, menos frequentes, como as doenças degenerativas, lesões traumáticas e alterações neurológicas.

Existem determinadas situações em medicina que requerem tratamento antes do aparecimento das queixas, isto porque quando elas existem podem estar já associadas a alterações irreversíveis dos tecidos. A patologia dos pés é um exemplo, na medida em que a dor pode ser já o resultado de um desgaste gradual das articulações do pé ao longo dos anos.

A formação de calos traduz normalmente uma deformidade do pé com uma zona de hiperpressão e constitui um alerta para este problema.

A Cirurgia do Pé e tornozelo é uma das áreas da Ortopedia que mais se tem desenvolvido nos últimos anos.

Com o aperfeiçoamento de novas técnicas é possível oferecer hoje, tratamentos com períodos pós-operatórios mais confortáveis, menos dolorosos. A recuperação funcional é mais rápida e o doente não é obrigado a grandes alterações nas suas atividades rotineiras.