Fasceíte Plantar e Esporão do Calcâneo

A fascite plantar ou fasceíte plantar é a inflamação da fáscia plantar. A fáscia plantar é uma banda espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até aos dedos dos pés. Esta banda está recoberta de gordura para absorver choques e suporta a arcada plantar.
.
É a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 a 7,0% da população. O seu pico de incidência ocorre entre os 40 e os 60 anos de idade, em ambos os sexos. Na maioria dos casos é unilateral.

As principais causas são: – Obesidade (excesso de peso) – índice de massa corporal (IMC) maior que 30;
– Calçados inadequados – Atividade desportiva em carga ou permanência de pé por longos períodos;
– Idade;
– Pé cavo/ pé plano/padrões anômalos de marcha;
– Diminuição da dorsiflexão do tornozelo (menor que 0º);
– Secundária a doenças inflamatórias sistêmicas.

O diagnóstico de fascite plantar é feito pelo médico ortopedista com base na história clínica e recorrendo, em alguns casos, a alguns exames ou meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica, como raio x, ultra som ou ressonância magnética.

A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano. Infelizmente em alguns casos a dor pode tornar-se crônica, principalmente se não forem adotadas as medidas adequadas de tratamento.